domingo, 8 de setembro de 2013

A Bíblia como livro (Lição II)

Analisando a Bíblia como livro, o que ela é, podemos caracteriza-la como uma "biblioteca", pois em seu conteúdo temos 66 livros sagrados. A Bíblia Católica possui 77 livros, porém esses 11 livros adicionais não foram inspirados por Deus, sendo que o livro de Tobias possui até ensinamentos de feitiçaria. Bem mas não adentrando nesse assunto, podemos dizer que a própria Bíblia é um milagre: livros escritos em cerca de 16 séculos, por pessoas diferentes, com empregos diferentes, em países e continentes diferentes vir se juntar e formar a base cristã atual.
A Bíblia primitiva era constituída de rolos, sendo que cada livro era um rolo. Os livros não estavam juntos e o que possibilitou a junção desses 66 livros foi a invenção do papel no século II e a impressora, por Guttemberg em 1450 d. C. O vocábulo "Bíblia" não é encontrado em nenhum texto dentro do livro, fora na capa. Isso se deve ao fato de que, no momento em que foi escrita, não tinha esse nome. Bíblia vem do grego "biblos", tipo de papel utilizado pelos gregos para escrita.
Os nomes mais comuns que a Bíblia dá a si mesma são:
*Escrituras (Mt. 21.42);
*Sagradas Escrituras (Rm. 1.2);
*Livro do Senhor (Is. 34.16);
*A Palavra de Deus (Mc. 7.13/ Hb. 4.12);
*Os Oráculos de Deus (Rm. 3.2).
A Bíblia é formada por dois testamentos, ou partes, uma antes de Jesus e outra após Ele. O AT (Antigo Testamento) é formado por 39 livros e o NT (Novo Testamento), por 27 livros. O Antigo Testamento é dividido em quatro palavras-chave:
*Lei (De Gênesis a Deuteronômio) 5 livros, escritos por Moisés e chamados de Pentateuco;
*História (De Josué a Ester) 12 livros, detalham a vida política e espiritual do povo Israelita, passando por seus quatro pontos principais: Teocracia (governo dos Juízes, Monarquia, sob Saul a Salomão, o tempo da divisão do povo e o cativeiro e o pós-cativeiro, sob Zorobabel, Esdras e Neemias.
*Poesia (De Jó a Cantares de Salomão) 5 livros, livros com meditações e orações, chamados também de devocionais
*Profecia (De Isaías a Malaquias) 17 livros, divididos em profetas menores (Oséias a Malaquias) e maiores (Isaías a Daniel).
O Novo Testamento é divido em 27 livros e pode ser descrito por quatro palavras chave:
*Biografia (De Mateus a João) 4 evangelhos, descrevendo a vida terrena de Jesus Cristo e seus milagres;
*História (Atos dos Apóstolos) 1 livro descrevendo o início da igreja Cristã e suas perseguições;
*Epístolas (de Romanos a Judas) 21 livros, que são cartas às igrejas cristãs daquela época;
*Profecia: Apocalipse, do profeta João às igrejas da Ásia Menor descrevendo as coisas que precederiam as coisas futuras.
Cristo é o tema central de toda a Bíblia (Lc. 24.44/ Jo. 5.39).

Nenhum comentário:

Postar um comentário