Na lição anterior estudamos a Bíblia-livro, mas agora estudaremos a Bíblia-mensagem, a inspiração divina e as provas da autenticidade da inspiração.
Algumas igrejas hoje pregam falsas teorias sobre a inspiração divina, dentre elas:
*A teoria da inspiração natural humana, que diz que a Bíblia foi escrita por homens dotados de grande gênio e inteligencia. Os autênticos escritores da Bíblia reivindicam que Deus escreveu por intermédio deles (I Sm. 23.2/ Jr. 1.9/ At. 28.25).
*Inspiração divina comum, que diz que a mesma inspiração com que cantamos um hino ou com que pregamos a Palavra é a mesma que receberam os escritores da Bíblia. Não. Eles foram especiais, pois puderam passar para suas gerações futuras A Mensagem da Salvação.
Por mais que a Bíblia corra de forma harmoniosa e uniforme, muitas foram as diferenças entre seus escritores, como Moisés, príncipe e legislador, Amós, homem do campo, Mateus, funcionário público, Jeremias, sacerdote e Paulo, teólogo e erudito.
As provas de que a Bíblia é inspirada por Deus
Muitos creem em Jesus e seus ensinamentos, mas não creem na autenticidade da Bíblia! Para isso devemos mostrar a essas pessoas que o próprio Jesus leu (Lc. 4.16-20), ensinou (Lc. 24.27), chamou de "Palavra De Deus" (Mc. 7.13) e cumpriu (Lc. 24. 44) a Sagrada Escritura. Além do que temos as profecias que nos provam que Deus é onisciente em todas as Suas revelações. O Antigo Testamento é um livro de profecias (Mc. 11.13). Temos como exemplo os quatro últimos impérios mundiais (Grécia, Roma, Pérsia e Babilônia), que foram descritos por Daniel 2, 7. Tudo o que Deus falou se cumprirá (Jr. 1.12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário