terça-feira, 17 de setembro de 2013

Os dízimos e ofertas para a Casa de Deus

O que significa dízimo? A palavra deriva do hebraico (עשירי), que significa "dez por cento". O que seriam esses "dez por cento"? São 10% de todos os ganhos que temos. Na Lei Divina encontramos passagens que ordenam aos israelitas a entregar a décima parte das crias dos animas domésticos e de todos os demais produtos (Lv. 27.30-32). 
Não deve-se porém confundir-se: não só os dez por cento, mas tudo o que temos é consagrado a Deus, porém esses 10% são destinados senão para a obra de Deus na terra. Para aquele que não dá o dízimo por birra ou cobiça, é bom lembrar que esta também é pecado (segundo Paulo é uma forma de idolatria) (Cl. 3.5). Todo dízimo e oferta deve ser dado com alegria, pois só assim Deus abençoará aquele que o fez (2 Co. 9.7). 
Já as ofertas são um ato simbólico para ajudar a obra do Senhor, não obrigatória e que não têm um preço estipulado. O protestantismo adquiriu essa ideia das oferendas israelitas para Deus. 
Malaquias, por inspiração divina, adverte o povo israelita que no seu tempo estava relutante em dar as contribuições para a obra do Senhor (Ml. 3.9-12). Também afirma: "Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; o que serve a Deus e o que não serve." (Ml. 3.18), certamente fazendo alusão às pessoas que contribuem ou não para com a obra divina na terra. 
Não se deve achar que o dinheiro vai para Deus, pois Ele nunca precisou e nunca precisará do nosso dinheiro; porém, muito pelo contrário, as ofertas terrenas vão diretamente de encontro com a propagação do Evangelho Eterno: nesse mundo somos quase subordinados do dinheiro, então até mesmo o Evangelho é barrado por valores. Nesses casos, a ajuda financeira é mui bem-vinda, obviamente. 
O dinheiro porém é hoje um "competidor" contra Deus, pois muitos "cristãos" deixam-se levar pela ganância e avareza, não lembrando da passagem de Mateus 6.24 ("Pois ninguém pode servir dois senhores; porque há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e esquecerá o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."). Quem ou o que é Mamom? Mamom é um termo hebraico (ממון) que significa riquezas, avareza. Então, que possamos ser mais e mais na presença de Deus, pois "Ele (Deus) ama quem dá com alegria" (2 Co. 9.7). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário