"Onde Deus está? Por mais simples que essa pergunta pareça inicialmente, ela é uma das mais importantes que podemos fazer. Trata-se de uma pergunta teológica tradicional que as Escrituras respondem falando do ser de Deus, da sua providência, da experiência de encontrar Deus e do culto regular a Deus.
Num sentido teológico tradicional, podemos dizer que Deus está em toda parte. Sendo onipresente, ele existe em todos os lugares ao mesmo tempo. Com espírito puro, perneia todas as coisas numa relação de imanência que ultrapassa a nossa capacidade de compreensão como criaturas físicas. Ele está presente em toda parte na plenitude do seu ser e do seu poder, de modo que nada lhe passa despercebido. Ele é capaz de dar atenção ilimitada para todos os fatos e pessoas ao mesmo tempo. A crença na onipresença de Deus é expressam em Sl. 139.7-10; Jr. 23.23-24; At. 17.24-28. No tocante à sua onipresença geral, é impossível Deus estar distante; é impossível não estar na presença dele. Nesse sentido, até mesmo Satanás está sempre na presença de Deus.
As Escrituras também falam da presença de Deus com o seu cuidado providencial por certas pessoas e lugares. Nesse sentido, a presença de Deus é sua demonstração de interesse e preocupação particular por alguns mais do que outros. [...] Por tempos Deus se retira da presença do seu povo, deixando-o temporariamente por sua própria conta (2 Cr. 12.5; Ez. 29.5).
Desculpem novamente, mas não coloquei as referências bibliográficas! Esse trecho foi retirado da Bíblia de Estudo de Genebra, 2ª edição, 2009, página 458, estudo "A presença de Deus: onde Ele está?"
ResponderExcluir